Quais são os tipos de alianças e seus significados?

Não é nenhuma novidade que as alianças carregam uma simbologia incrível – e não é de hoje! Os faraós do Antigo Egito foram os primeiros a utilizar o acessório, que significava “por toda a eternidade”. 

De origem do latim alligare, traz um significado de união e proximidade, portanto, as alianças firmam um pacto de compromisso. Atualmente, existem diversos modelos e formatos, desde os mais discretos aos mais chamativos. Vamos aprender mais sobre o assunto? Venha conosco!

Veja qual é a história da aliança

Como citamos anteriormente, os egípcios (cerca de 3000 a.C.) usavam as alianças para simbolizar o compromisso. O anel, em formato de círculo, significava (e ainda significa) que o amor não teria fim. Com o passar do tempo, essa cultura foi espalhada pelo mundo e aperfeiçoada (afinal, hoje encontramos peças para todos os gostos e estilos).

A aliança é utilizada no quarto dedo da mão esquerda (porque há uma veia que leva diretamente ao coração), e essa ideia também veio dos gregos. Já, a ideia do noivado aconteceu no ano 860, por decreto do Papa Nicolau. O objetivo era mostrar uma afirmação pública sobre a intenção dos noivos.

Portanto, a história da aliança é antiga. Ela representa um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Afinal, é um símbolo material que representa um elo entre duas pessoas, que compartilham todas as emoções (positivas ou não) das suas vidas.

Confira quais são os tipos de alianças

Atualmente, existem diversos tipos de alianças, que trazem as suas peculiaridades nos seus significados. Veja quais são os principais agora mesmo!

Aliança de compromisso ou namoro

A aliança de compromisso é a primeira que o casal utiliza para firmar o seu comprometimento perante a sociedade. Ela representa a fidelidade e mostra às pessoas que aquele casal está compartilhando os momentos da vida, estando em um relacionamento sério.

Ela é utilizada no dedo anelar da mão direita e normalmente o casal investe em alianças de prata, geralmente sem texturas ou pedras. 

Aliança de noivado

Essa aliança é utilizada entre o período do pedido do noivado até o casamento. Assim, há um pedido oficial em que a mulher (ou ambos) passam a utilizar esse tipo de peça. Quando acontece o casamento, a aliança é trocada.

O anel é utilizado na mão direita e substitui o anel de compromisso. Normalmente, existem dois modelos:

Aliança de casamento

A aliança de casamento é tradicionalmente dourada, feita de ouro. O casal declara, oficialmente, o seu amor e selam o pacto entre eles. Nesse caso, pode ou não haver uma cerimônia de casamento. 

A aliança é trocada de dedo, passando da mão direita para a esquerda, continuando no dedo anelar. Aqui, se a noiva optou pelo formato de anel solitário durante o pedido de casamento, pode continuar utilizando essa peça junto à aliança de casamento.

Aliança de renovação de votos

A renovação de votos é uma cerimônia que acontece para reafirmar o amor do casal. Ele pode ser realizado após alguns aniversários de casamento (sejam meses, anos ou após um período morando juntos). É um momento para reafirmar os laços e mostrar que o carinho e o companheirismo continuam. 

Assim, acontece a troca de alianças, como uma simbologia para renovar os laços de amor e a fidelidade.

Compre folheados com garantia

Saiba como escolher a aliança ideal

Podemos notar que existem diversos tipos de alianças que você pode apostar para reafirmar o compromisso e o amor, certo? Assim, uma dúvida muito comum é sobre qual é a melhor aliança. 

Por isso, ressaltamos sempre que o mais importante é escolher uma peça incrível que representa a personalidade do casal. Encontrar a aliança ideal é importante para tornar o momento ainda mais perfeito e inesquecível.

Também é essencial avaliar o custo-benefício e investir em materiais de qualidade. Afinal, a aliança será utilizada todos os dias, praticamente em todos os momentos, então, precisa ser muito boa, certo?

Por isso, precisa ter estilo e ser muito confortável.

Gostou de aprender mais sobre os tipos de aliança e os seus significados? Então, que tal aproveitar que o Dia dos Namorados está chegando e conferir algumas alianças no nosso site? Aproveite para comprar aliança agora mesmo e surpreender quem você ama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.