estoque semijoias

Como organizar o estoque das semijoiais?

Por que eu deve orgarizar o estoque das semijoias?

Manter o estoque das suas semijoias organizado é fundamental para garantir boas vendas e evitar prejuízos. Portanto, é um assunto que merece a sua atenção. Afinal, não há nada pior do que ir em uma loja e a vendedora ficar perdida, não sabendo que produto mostrar ou onde encontrar as peças ideias, concorda?

Com a revenda de semijoiais isso não é diferente. Portanto, se você quer aprender a vender mais, mantendo totalmente organizado o seu estoque, venha com a gente! Neste conteúdo, vamos apresentar algumas dicas incríveis para você aplicar no seu dia a dia. Vamos lá?



Avalie quais são as reais necessidades do seu consumidor


O primeiro passo para organizar o estoque e garantir a lucratividade dos negócios é conhecer bem quais são as necessidades e as expectativas do seu consumidor. Ao fazer um estudo do seu público você identifica quais são as suas reais necessidades. Assim, investe em produtos que terão um ótimo giro no estoque — o que é fundamental para aumentar as vendas.

Lembre-se de que não adianta ter sempre as mesmas peças no estoque. Ao mostrá-las ao seu cliente, procure conversar e entender melhor o que ele gosta, o que não usaria etc. Assim, fica mais fácil identificar os queridinhos do momento e aquelas peças que realmente terão uma boa saída.



Tenha uma excelente organização do estoque


Manter o estoque organizado é fundamental para encontrar a peça ideal no momento em que você mais precisa. Se você é revendedora, tenha um ótimo estojo para as peças, organize bem as correntes e as pulseiras de forma que não façam nós ou “embolem” e aposte nos códigos para ter uma boa organização.

Quando você mostra ao cliente que é bem organizado com as suas peças, isso garante a satisfação e a lealdade do seu consumidor. Além disso, manter os produtos organizados é a garantia de que você encontrará a peça ideal para apresentar ao cliente. Isso ajuda (e muito) na hora de prestar um atendimento personalizado e otimizado.

Se você tem uma loja e quer expor as suas semijoias, pode apostar nos nichos e nas prateleiras personalizadas. Inclusive, os espaços verticais são muito indicados e utilizados para o armazenamento. Melhor ainda se você investir em um designer de interiores para criar um ambiente ainda mais aconchegante para receber o cliente e oferecer a ele as melhores alternativas.



Utilize o método PEPS


O Primeiro que Entra Primeiro que Sai (PEPS) é um formato bem interessante para a organização do estoque. Você já ouviu falar nele? É um sistema de priorização por ordem cronológica que, como o nome sugere, os produtos que entraram primeiro são os primeiros a saírem.

Portanto, quando você vende antes as peças que chegaram primeiro na sua loja, fica mais fácil mostrar ao mesmo cliente quais são as novidades e os lançamentos que chegaram depois. Assim, garante que o estoque esteja sempre atualizado e que não fique ultrapassado.

Inclusive, você pode apostar nas tendências para expor na vitrine da loja. Portanto, o método PEPS é ótimo para ter uma boa gestão de estoque e, é claro, garantir que o seu cliente conheça sempre as novidades mais interessantes.



Lembre-se das datas comemorativas


Um dos maiores erros dos lojistas e das revendedoras de semijoiais é deixar de lado as datas comemorativas. Manter um calendário de vendas focado em ações importantes para as principais datas (como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal etc) é uma ótima alternativa para aproveitar o melhor dos períodos sazonais.

Afinal, é a oportunidade ideal para você investir em ações estratégicas e inteligentes para promover um bom giro no estoque e garantir um lucro a mais nesses períodos. Para isso, novamente ressaltamos: é essencial ter um estoque bem abastecido para atender as demandas dos seus clientes.



Realize promoções para os itens sem giro no estoque


Aposte em promoções, ofertas e nos programas de fidelidade. Dessa forma, você evita que aqueles itens que não estão saindo conforme deveriam não fiquem para trás. 

Se você tiver muitos produtos ultrapassados e que não saíram em um determinado período, o melhor a fazer é um torra-torra no estoque para que eles tenham uma boa saída.

Isso garante que você não tenha mercadoria (e dinheiro) parado na sua loja ou mostruário e ainda possibilita investir em novos produtos. Lembre-se: os produtos que não são vendidos são investimentos que ficam ociosos na prateleira. 

Então, saiba que tanto o dinheiro quanto a prateleira podem ser melhor aproveitados. Sendo assim, não hesite em apostar em promoções, ofertas e descontos, está bem?

Os programas de fidelidade também são ótimas alternativas para garantir a lealdade do seu consumidor. Assim, você pode usar esses itens sem giro para presenteá-lo de acordo com as regras do programa de fidelidade. Por exemplo: na compra de 10 peças, você ganha um presente.





Entre em contato e revenda peças com garantia



Realize a contagem do estoque


Outro equívoco muito cometido nas lojas e nas revendas é não ter o hábito de contar o estoque. Sim, sabemos que sempre ao final do ano há esse “balanço de estoque”, no entanto, não faça isso apenas uma vez.

Ao invés de contar todo o seu inventário somente em dezembro, crie uma rotina regular (semanal ou mensalmente) para ter uma visão estratégica mais aprofundada na realidade do seu negócio.

Isso possibilita conferir quais são os itens que estão sem giro — para você fazer promoções, como citamos no tópico anterior — e até mesmo avaliar quais são as peças com mais saída. Além disso, é muito mais fácil identificar se há algum furo no estoque e resolvê-lo de forma imediata. 



Utilize a tecnologia ao seu favor


Utilize planilhas inteligentes para organizar melhor o seu estoque. Inclusive, aqui na Click Folheados, disponibilizamos a planilha revendedora 2021 que ajuda na organização da sua loja ou revenda.

Ela permite agilizar os processos, diminuir o tempo gasto com tarefas que podem ser automatizadas, controlar o estoque, as vendas e as despesas e avaliar relatórios inteligentes com os resultados alcançados (para que você tenha uma visão estratégica aprofundada na realidade do seu negócio). Além de todos esses benefícios, ela é gratuita! Interessante, não é mesmo?



Você pode fazer o download da nossa planilha de revendedora 2021 aqui!



Você gostou de aprender mais sobre como organizar o estoque dos seus folheados? Se você gostou e fez o download da nossa planilha de revendedora 2021, no entanto, ainda não sabe como utilizá-la, acesse o nosso conteúdo explicativo e completo aqui. Bons estudos, boa organização e boas vendas!

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